Informação aos utentes – COVID-19

Para dar uma resposta segura e atempada aos utentes da Figueira da Foz nesta fase de pandemia por Covid-19, as suas várias unidades funcionais em Cuidados de Saúde Primários (Unidades de Saúde Familiar, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, Unidade de Saúde Pública e Unidade de Cuidados na Comunidade) organizaram um atendimento EXCLUSIVO para pessoas com queixas respiratórias, que possam ser casos suspeitos de COVID-19. Para isso, contaram com o apoio e colaboração do Centro de Formação da GNR da Figueira da Foz e da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Esse atendimento faz-se, desde o dia 26 de março, todos os dias, das 8h00 às 20h00, nas instalações do Quartel da GNR – Centro de Formação e designa-se ADC Comunidade – Área Dedicada à Covid-19. Nesse local, as pessoas com queixas respiratórias são observadas por uma equipa de médicos e enfermeiros e são orientados para os cuidados de saúde mais apropriados em cada caso. Se for considerado um caso suspeito de Covid-19, a ADC Comunidade sinaliza o caso e orienta para os cuidados de saúde mais apropriados, consoante a gravidade. Felizmente, na grande maioria das situações, os doentes podem e devem ser acompanhados desde os seus domicílios, pelos médicos ou enfermeiros responsáveis por esse seguimento. Estes doentes devem ficar em isolamento social e seguir rigorosamente as instruções da sua equipa de saúde.

A USF Buarcos mantém o seu atendimento em serviços mínimos, preferencialmente através de contactos indiretos (e-mail ou telefone). O atendimento presencial está limitado ao horário 9h00-17h00, mas garantimos o atendimento telefónico e por e-mail das 8h00 às 20h00, nos dias úteis.
Encerrámos o atendimento ao sábado de manhã.

– Se tem consulta marcada com a sua médica de família deve aguardar o nosso contacto.
– Se precisa de marcar consulta médica ou de enfermagem deve contactar previamente por telefone ou e-mail.
– Se precisa de renovar receituário crónico, faça o seu pedido por telefone ou e-mail. Se não tiver essa oportunidade, dirija-se à unidade e leve um papel escrito com nome, número nacional de utente e o seu pedido
– Se precisa de entregar exames para a sua médica avaliar, envie por correio ou e-mail. Se não fôr possível, deixe os exames na caixa respectiva à sua unidade, localizada à entrada do Centro de Saúde, devidamente identificados com nome e número nacional de utente
– Se precisa de ser observado por situação de doença aguda, SEM queixas respiratórias, deve contactar previamente por telefone ou e-mail. Se não conseguir este contacto em tempo útil, dirija-se à unidade e siga as instruções da equipa de triagem que se encontra à entrada do Centro de Saúde. As três unidades do Centro de Saúde (USF Buarcos, USF Nautilus e UCSP Figueira da Foz Urbana) reorganizaram o espaço de atendimento para garantir a sua segurança e a dos profissionais.
– Se tem queixas respiratórias – TOSSE OU FEBRE OU FALTA DE AR – não saia de casa e contacte a sua médica de família. Será orientado consoante a gravidade da situação. Se não tiver outras doenças ou critérios de gravidade, é muito provável que a sua médica recomende que fique em casa e será acompanhado pelo telefone, todos os dias. Se a sua médica considerar necessária uma observação presencial, irá orientá-lo para o ADC Comunidade ou para a Área Dedicada à Covid-19 do Serviço de Urgência do Hospital, consoante a gravidade e as doenças associadas.

Vamos todos colaborar para ficarmos, realmente, todos bem!

Publicado em Geral

Linhas de emergência


Número Europeu de Emergência 112
Saúde Pública 808 211 311
Saúde 24 808 24 24 00
Intoxicações - INEM 808 25 01 43
Linha Nacional de Emergência Social 144

Linhas de apoio


Linha Vida – SOS Droga 14 14
Linha do Medicamento 800 222 444
Linha SOS SIDA 800 20 10 40
Linha Verde Medicamentos e Gravidez 800 20 28 44
Linha SOS Grávida 808 20 11 39
Linha SIDA 800 26 66 66
Sexualidade em Linha 808 222 003
Linha SOS – Deixar de Fumar 808 20 88 88

Categorias