“Figueira Contra a DPOC – Mexa-se, pelos seus Pulmões!

cartaz-figueira-contra-a-dpoc

Na sequência do trabalho desenvolvido pelo Projeto “Figueira Respira”, no próximo dia 25 de Setembro realiza-se o evento desportivo“Figueira Contra a DPOC – Mexa-se, pelos seus Pulmões!”, que visa incentivar a prática desportiva e a sensibilização para a prevenção e o diagnóstico precoce da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Este evento, sob o lema “Pela articulação entre os Cuidados de Saúde”, é promovido pelo Município da Figueira da Foz – Programa Municipal Figueira Cidade Saudável, pelo Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (HDFF), pela Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego (UCC Farol do Mondego), pela Unidade de Saúde Familiar Buarcos (USF Buarcos) e pela Unidade de Saúde Familiar São Julião (USF São Julião), sendo dirigido à população em geral.

A prevenção e a divulgação de informação sobre o risco, os sintomas e a doença são fatores muito importante para evitar a progressão da DPOC, sendo a articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde hospitalares fundamentais para garantir ao utente que este dispõe do tratamento certo, no local correto, pelo profissional de saúde adequado e no momento oportuno.

O evento desportivo “Figueira Contra a DPOC – Mexa-se, pelos seus Pulmões!” pretende sensibilizar a população para a importância da prevenção da DPOC, para as vantagens de adotar estilos de vida saudáveis, tais como: prática de exercício físico, uma alimentação saudável e deixar de fumar.

Há atividades para todos/as poderem participar: pode caminhar, correr ou andar de bicicleta.

Escolha a que mais gosta e de acordo com as suas aptidões físicas.

Passeio Ciclista “Do Hospital à Foz do Mondego”

Saída do Hospital – 11h00

Percurso: Hospital Distrital da Figueira da Foz – Estátua do Pescador – Praça do Forte

Distância: 10,2 Km

Os/as participantes poderão dirigir-se diretamente ao Hospital (até às 11h00) ou dirigir-se à Praça do Forte (até às 10h00) para entregar a sua bicicleta para transporte e utilizar o autocarro municipal para se deslocar até ao Hospital, local onde se inicia a atividade de ciclismo

“Caminhada USF São Julião”

Saída da USF São Julião – 11h00

Percurso: USF São Julião – R. 10 de Agosto – Av. Saraiva Carvalho – Praça do Forte

Distância: 2 Km

“Caminhada USF Buarcos”

Saída da USF Buarcos – 11h00

Percurso: USF Buarcos – Av. Brasil – Av. 25 Abril – Praça do Forte

Saída da USF Buarcos – 11h00

Distância: 2,6 Km

“Corrida Farol do Mondego”

Saída da Praça do Forte – 11h00

Percurso: Praça do Forte – Av. 25 Abril – Av. Brasil – Av. Infante D. Pedro – Av. D. João II – Cabo Mondego – Av. D. João II – Av. Infante D. Pedro – Av. 25 Abril – Percurso Pedonal da Praia – Praça do Forte

Distância: 9,6 Km

Concentração final de todos/as os/as participantes na Praça do Forte, com sessão de alongamentos e disponibilização de informação sobre a DPOC.

As inscrições decorrerão até 22 de Setembro, no HDFF – Balcão de Atendimento da Entrada Principal do Hospital, na USF Buarcos, na USF São Julião, na UCC Farol do Mondego e Online (https://goo.gl/forms/ISSJfRF069On8H3K2).

Venha participar connosco e mostrar que ter um estilo de vida saudável não é difícil!

 

 

 

 

 

Venha participar connosco e mostrar que ter um estilo de vida saudável não é difícil!

Publicado em Geral